O estudo do meio é uma metodologia de ensino interdisciplinar, pois aborda um determinado objeto de estudo em sua complexidade, sob a perspectiva de diferentes campos de estudo, possibilitando uma visaõ da totalidade que uma disciplina isolada não pode proporcionar.
O estudo do meio pode ser usado com diversos enfoques, nesse caso, era o da Educação Ambiental como instrumento de abordagem política da realidade na condução de uma sociedade sustentável, a partir de fundamentação teórica e prática.
Dentro dessa perspectiva as alunas do 7º semestre visitaram a Serra do Japi e puderam vivenciar a experiência de visitar essa importante Área de Preservação Ambiental (APA) que protege uma das últimas áreas remanescentes de mata Atlântica do interior de São Paulo.
O trabalho teve início em abril com a participação da turma em palestra, na Camara Municipal, do prof. Aziz Ab’saber, importante geógrafo brasileiro e responsável pelo tombamento da Serra em 1983. A palestra serviu para sensibilizar quanto à importância da área pela especificidade da sua formação geomorfológica, biodiversidade e os riscos de degradação em decorrência da pressão exercida pela expansão urbana nas áreas verdes.
Durante a caminhada pela Serra, numa perspectiva interdisciplinar, as alunas puderam observar a flora, as formações rochosas, a disponibilidade hídrica, a presença dos loteamentos próximos à área da reserva e discutir sobre a importância desta como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (UNESCO).
Está condição de Reserva da Biosfera coloca a Serra do Japi como prioridade nas ações educativas que devem ser desenvolvidas em Jundiaí e região, com vistas a promoção do desenvolvimento sustentável.